quarta-feira, 15 de junho de 2011

Operações Long/Short

Existem vários tipos de operações que podemos realizar no mercado de capitais, uma delas é a operação de Long/Short. Vamos comentar sobre ela e tentar explicar como funciona.

A operação long/short consiste em comprar um ativo (long) e vender outro ativo (short), acreditando que o ativo vendido terá uma performance pior que o comprado, ganhando na diferença dos seus preços (spread).
Pode-se dizer que seria uma arbitragem entre dois ativos, tanto faz ser ações, títulos públicos, moedas.

Tipos de Long/Short:

 - Inter-setoriais - É o tipo de longo/short com maior risco, pois a operação é feita com ativos de diferentes setores, por exemplo: PETR4 X HYPE3. Neste tipo de long/short deve-se ter um grande conhecimento e acompanhamento dos ativos envolvidos;

 - Intra-setoriais - Neste tipo os pares são do mesmo setor, verificando-se uma distorção dos preços em relação seu spread histórico, ou seja, existe uma distorção que historicamente está fora do padrão de seus preços de negociações, exemplo : USIM5 X GGBR4;

 - Ordinárias x Preferenciais - Consiste em montar um long/short com ações da mesma empresa, comprando ON e vendendo PN ou vice-versa, verificando a distorção entre seus preços históricos, exemplo : PETR4 X PETR3;

 - Controladas x Controladoras - Nesta operação verifíca-se a distorção de preços entre uma empresa e sua Holding, exemplo : ITUB4 X ITSA4.

Notem que em todos os casos temos que analisar as distorções dos preços das ações envolvidas e para auxiliar nesta avaliação, uma das ferramentas usadas é a análise gráfica. Com ela você pode verificar em que posição está o spread de duas ações num determinado período, analizando se há ou não uma distorção muito grande à ser ajustada. 

Veja o exemplo a seguir : CPLE6 X CMIG4


No gráfico acima podemos verificar que o spread (em azul) está fora de seu padrão, em relação as suas médias, de 60 (em preto) e 30 (em vermelho) pregões. Neste caso podemos dizer que em relação a suas médias, comprar CPLE6 e vender CMIG4 pode ser um long/short interessante, pois históricamente há uma distorção grande à ser corrigida.

Nota: Lembre-se de que, como este tipo de operação envolve risco, temos que sempre usar o "stop" para limitar eventuais perdas.

Nas próximas postagens estarei colocando algumas oportunidades de long/short.

Até a próxima!!!!

Nenhum comentário: